UBSs de Manaus recebem "Tamiflu" usado para tratamento de Síndrome Respiratória

Coronavírus
A partir desta semana, as farmácias das 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Prefeitura,que atuam no atendimento de pacientes com síndromes respiratórias e Covid-19 recebendo cerca de 70 mil comprimidos de oseltamivir (tamiflu), usados nos tratamentos.

No mês de abril houve desabastecimento desse medicamento que é fornecido pelo Ministério da Saúde, assim como a cloroquina/hidroxicloroquina.

Outro medicamento cuja demanda aumentou foi o antibiótico azitromicina, gerando dificuldade para encontrá-lo no mercado. O município fez aquisição de 23 mil comprimidos, já tendo recebido cinco mil, que foram distribuídos nas farmácias das UBSs de horário ampliado. Para a próxima semana está prevista a entrega de 17 mil comprimidos.

Em relação a cloroquina/hidroxicloroquina, Magaldi esclarece que esses medicamentos são repassados pelo Ministério da Saúde, exclusivamente para o protocolo de tratamento da malária.

“Diante do cenário de tratamentos profiláticos experimentais para a Covid-19, o mercado vem encontrando dificuldade em adquirir esses medicamentos por parte dos fornecedores”, ressalta o secretário.